top of page

Metabolismo | Digestão (Agni)

  • YogAR - Yoga, Ayurveda e Meditação
  • 20 de jun. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 26 de ago. de 2020


Metabolismo (Agni)

O conceito de metabolismo dentro do Ayurveda é representado por Agni. Agni é o fogo digestivo representado por todos os ácidos e enzimas digestivas: o suco gástrico, o suco duodenal, o suco pancreático e a bile. Esse elemento é essencial para o bom funcionamento do corpo e da mente. Agni é a força da inteligência dentro de cada célula, cada tecido e cada sistema dentro do corpo. Em última análise, é o discernimento de agni que determina quais substâncias entram em nossas células e tecidos e quais substâncias devem ser removidas como resíduos.

O Ayurveda identifica uma vasta gama de funções pelas quais o agni é diretamente responsável, mas também nos ensina que um agni deficiente é na raiz de todos os desequilíbrios e doenças.

Existem pelo menos 40 subtipos distintos de agni no corpo - cada um definido por sua função fisiológica específica, bem como sua localização no corpo. Mas, o líder de todos ele é conhecido como jathara agni, o fogo digestivo central que governa a digestão e assimilação dos alimentos.

Há muitos outros agnis nas células, tecidos e órgãos do corpo que governam funções como a percepção sensorial e a nutrição de tecidos específicos.

Funções de Agni

· Transformação

· Digestão, absorção, assimilação

· A criação de enzimas digestivas

· Todas as atividades metabólicas

· Força e vitalidade

· Nutrição de tecidos

· A produção de ojas, tejas e prana (esse será assunto de outro post)

· Cor da pele, tez, brilho

· A manutenção da temperatura corporal

· Clareza mental

· Inteligência

· Percepção sensorial (especialmente percepção visual)

· Fluxo de comunicação celular

· Prontidão, afeto e entusiasmo pela vida

· Coragem e confiança

· Alegria, riso e contentamento

· Discriminação, razão e lógica

· Paciência, estabilidade e longevidade

Agni Saudável

Quando o agni está equilibrado, ele tende nos oferecer forte imunidade e uma vida longa e saudável. O agni equilibrado também adiciona uma certa fragrância a nossas vidas - um gosto pela vida que torna toda a experiência mais agradável. Os sinais principais de um agni equilibrado incluem:

· Apetite normal (a fome saudável envolve leveza, clareza e uma agradável antecipação da comida, mas não uma necessidade urgente de comer)

· Língua limpa (sem saburra)

· Apreciação adequada do sabor

· Boa digestão, metabolismo equilibrado

· Consegue digerir uma quantidade razoável de qualquer alimento sem problemas

· Eliminação adequada (e regular)

· Ausência completa de náuseas (ou apetite suprimido)

· Mantém a homeostase facilmente

· Saúde estável

· Peso estável

· Pressão sanguínea normal

· Boa imunidade

· Sono profundo

· Alta energia, forte vitalidade

· Quantidade adequada de ojas, tejas e prana

· Mente calma

· Percepção clara

· Coragem, lucidez e inteligência

· Alegria, otimismo e entusiasmo

· Amor da vida

· Longevidade natural

Agni prejudicado

A força do agni é inevitavelmente afetada quando suas qualidades são silenciadas por uma dieta pobre, combinações inadequadas de alimentos, um estilo de vida pouco favorável, distúrbios emocionais ou mesmo pelo tempo úmido e chuvoso. Se pudermos aprender a reconhecer e lidar com desequilíbrios de agni de forma relativamente rápida, os efeitos não serão duradouros. Caso contrário, eles irão indubitavelmente nos levar a problemas de saúde e doenças. Abaixo estão alguns sinais de alerta importantes de que o agni não está operando com força total:

· Distúrbios emocionais, com tendência aumentada para o medo, ansiedade, raiva, confusão, letargia ou depressão

· Energia baixa, fraqueza ou fadiga

· Apetite suprimido ou hiperativo

· Indigestão: gases, distensão abdominal, prisão de ventre, náuseas, hiperacidez, fezes moles, sensação de peso, sensação de cansaço ou mentalmente confuso após as refeições

· Uma tendência de congestão nos seios da face, na linfa ou mesmo na mente

Embora esses distúrbios possam ser de curta duração ou crônicos, o processo digestivo prejudicado, inevitavelmente leva ao acúmulo de resíduos, à agravação dos doshas (vata, pitta e kapha) e à estagnação das emoções. Infelizmente, todos esses são fatores causais na formação de toxinas, conhecidas como AMA pelo Ayurveda, um resíduo tóxico que é capaz de perturbar completamente nossa saúde e bem-estar

Determinando a natureza do seu desequilíbrio

O agni perturbado pode se manifestar de inúmeras maneiras, portanto, é extremamente importante examinar os sintomas e identificar a causa raiz do problema. O tratamento apropriado vai depender de quais qualidades do agni estão mais prejudicadas, como se tornaram assim e onde o distúrbio é mais ativo no corpo.

O primeiro passo e talvez o mais crítico para recuperar a saúde é começar a entender a natureza de seu desequilíbrio.

Os 04 tipos de Agni

· Vishama agni ( irregular)

· Tikshna agni (excessivo)

· Manda agni (fraco)

· Sama agni (equilibrado)

Dentre esses quatro tipos, devemos almejar obter Sama Agni, ou seja, um agni que funciona adequadamente, sinalizando fome nos horários corretos e metabolizando o alimento no tempo adequado. Cada pessoa pode possuir um tipo de agni, de acordo com o dosha presente na sua constituição.

O agni irregular tende a desequilibrar a inteligência do processo digestivo como um todo, causando distensão abdominal, gases, constipação; é o tipo de agni pertencente quase sempre às pessoas que, envolvidas pelas relações e atividades diárias, esquecem de comer ou perdem a fome com facilidade. O agni excessivo tende a intoxicar o sangue por excesso de bile. Porém, o agni que mais tende a causar toxinas no corpo de maneira geral é o agni fraco, o Manda Agni. Quem tem agni fraco geralmente come sem fome. E não há nada mais adoecedor que comer sem fome.

Muitas pessoas, quando questionadas se sentem fome, respondem de prontidão que sim. Porém, quando confrontadas com o questionamento se sentem fome de verdade, sentem o estômago roncar, ou apenas tem vontade de comer, ficam na dúvida.

Abaixo está um questionário para você identificar o seu tipo de agni, ele te fornecerá somente uma introdução sólida. Entretanto, uma consulta com um Terapeuta Ayurveda é essencial para a recomendação de um programa de tratamento personalizado para ajustar o seu agni, bem como quaisquer outros desequilíbrios que precisem ser resolvidos.



Maíra Sant’ Anna

Biomédica, Msc. Imunologia

Terapeuta Ayurveda | Instrutora de Yoga

Commenti


bottom of page