top of page

Sua Constituição Natural (Prakruti)

  • YogAR - Yoga, Ayurveda e Meditação
  • 23 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 25 de ago. de 2020


Os três doshas, ​​representando os cinco elementos, estão presentes em todos nós, em algum grau.Todos são uma parte necessária e integrante do corpo. Entretanto, cada um de nós nasceu com a sua própria porporção de vata, pitta, kapha, rajas e tamas. Essa proporção natural representa, dentro do Ayurveda, o seu biotipo mente-corpo, conhecido como prakruti, que significa constituição. Algumas pessoas são dominantes em um princípio (vata, pitta ou kapha), enquanto outras têm dois doshas que vêm à tona, embora um dos dois seja frequentemente primário. Outras ainda possuem um equilíbrio bastante igual de vata, pitta e kapha. São os chamados tridoshas.

A prakruti tem sido a base de muitos livros populares de autoajuda sobre o Ayurveda. Nesse contexto, você determina seu biotipo de corpo e mente, e segue as recomendações dietéticas e de estilo de vida correspondentes para esse biotipo. Entretanto, existem vários problemas com essa lógica. Mais importante ainda: não é assim que o Ayurveda funciona. A maioria das pessoas tem problemas de saúde resultantes de uma vida inteira de imoderação ou negligência, que pode não estar relacionada ao seu biotipo ayurvédico de corpo e mente.

Por exemplo, uma pessoa do biotipo vata, com um estilo de vida sedentário e alimentação rica em alimentos processados e gordurosos, tem uma probabilidade estatisticamente alta de desenvolver distúrbios relacionados a esse estilo de vida, incluindo riscos de doenças cardiovasculares, diabetes etc.

Para esse indivíduo de biotipo vata seria melhor prescrever um protocolo terapêutico de pacificação de kapha, incluindo mais atividade física e uma alimentação onde os alimentos de sabor doce seriam reduzidos. Nesse caso, um plano alimentar e um programa de exercícios baseados em seu biotipo recomendariam quantidades generosas de alimentos de sabor doce e salgado, e moderação na prática de atividade física – uma receita que só pioraria esses distúrbios crônicos.

Um terapeuta ayurvédico concentra-se nos desequilíbrios específicos daquele indivíduo e em suas causas subjacentes ao formular seu plano terapêutico, mantendo sua constituição natural no fundo de sua mente. De fato, mesmo depois que os sintomas desaparecem completamente e a saúde é restaurada, seu tratamento ainda deve se basear nos desequilíbrios anteriores e não no biotipo de corpo.

É mais prudente antecipar a provável recorrência de um distúrbio anterior do que a predisposição hipotética à doença, com base no seu biotipo de corpo. Deixei aqui um arquivo de um questionário geral para te direcionar na identificação da sua prakruti, relacionada aos doshas físicos (vata, pitta e kapha). Entretanto, ele não substitui a consulta com um terapeuta ayurvédico.

Determinar sua constituição exige uma avaliação do seu estado mais natural possível. Considere sua estrutura física, bem como tendências mentais e emocionais. Lembre-se de pensar no que é mais natural para você, e não no que você gosta quando está estressado ou doente.


E aí? Qual a sua constituição ao olhar do Ayurveda? Comenta aqui embaixo para a gente!

Compartilha esse post com seus amigos e familiares!



Maíra Sant’ Anna

Biomédica, Msc. Imunologia

Terapeuta Ayurveda | Instrutora de Yoga


Comments


bottom of page