top of page

Você sabe identificar se há acúmulo de toxinas (AMA) no seu corpo?

  • YogAR - Yoga, Ayurveda e Meditação
  • 1 de set. de 2020
  • 7 min de leitura

Atualizado: 3 de set. de 2020



No Ayurveda, o poder digestivo (AGNI) tem importância central na determinação da saúde geral do nosso corpo e mente. Por outro lado, AMA é uma substância tóxica causadora de doenças que se forma como resultado de um poder digestivo/metabolismo (AGNI) prejudicado.

Mas, o que é AMA?

AMA é uma palavra em sânscrito que significa literalmente "não maduro" ou "não digerido". Essencialmente, é uma forma de resíduo não metabolizado que não pode ser utilizado pelo corpo, ou seja, são “bio toxinas” formadas de alimentos, pensamentos, emoções que não digeridos pelo nosso organismo. Até certo ponto, a formação de pequenas quantidades de AMA é uma parte normal do processo digestivo, desde que seja removida com eficiência. Mas quando esse sistema não é limpo regularmente, AMA se torna um problema para a nossa saúde.

A conexão entre AMA e o processo da doença faz todo o sentido porque as qualidades de AMA estão em oposição direta às de AGNI.

AGNI é: quente, penetrante, leve, seco, sutil, claro, espelhante, perfumado

AMA é: frio, lente, pesado, oleoso, viscoso, pegajoso, estagnante, cheiro ruim

Quando AMA se localiza no sistema digestivo, é bem fácil de eliminá-la, mas, uma vez que se espalha para os tecidos mais profundos, torna-se muito mais difícil de se livrar dela. À medida que AMA se acumula no corpo, inevitavelmente obstrui os canais do corpo (srotas) e por consequência a nutrição dos tecidos fica totalmente prejudicada.

AMA também tem a capacidade de perturbar os processos fisiológicos no nível celular. Quando ela encontra seu caminho para os tecidos mais profundos, ela reveste e obstrui as membranas celulares inibindo a comunicação celular e enfraquecendo a resposta imunológica. Isso acaba levando ao comprometimento da inteligência no nível celular, o que pode causar doenças muito mais sérias, como distúrbios autoimunes e até câncer.

Sinais e sintomas de Ama

· O entupimento dos canais (pode causar sintomas como congestão, constipação etc.)

· Fadiga

· Sensação de peso no corpo

· Fluxo anormal de vata (há muitas maneiras de se manifestar no corpo, mas os exemplos incluem excesso de energia ascendente causando azia ou excesso de energia descendente causando diarreia)

· Indigestão

· Estagnação

· Falta de apetite

· Debilidade sexual

· Confusão mental

· Dependendo de onde AMA se encontra no corpo, pode causar sinais e sintomas mais específicos, como saburra espessa na língua, todos os tipos de congestão, perda de força, olhos opacos, manchas na pele, febres, excesso de peso, má circulação, edema e inchaço, rigidez ou movimento inibido, dores generalizadas.

· No trato digestivo, AMA tende a causar alterações percepção do paladar, perda de apetite, indigestão, má absorção, deficiências de vitaminas e minerais, distensão abdominal, gases, constipação, diarreia, fezes pegajosas ou coceira no ânus.

· AMA é também frequentemente responsável por mau hálito.

· Mentalmente e emocionalmente, AMA leva a uma falta nítida de energia e entusiasmo, baixa autoestima, ansiedade, preocupação, depressão, medo do desconhecido, mente nebulosa e pensamentos confusos.

Mas, o que causa AMA?

Existem inúmeras razões pelas quais AMA pode começar a se acumular no corpo, mas o mal funcionamento da digestão é o principal deles. Abaixo estão alguns hábitos que favorecem o acúmulo de AMA e/ou afetam o funcionamento correto do AGNI:

· Comer em excesso ou comer emocionalmente

· Combinações inadequadas de alimentos

· Alimentos pesados

· Frituras

· Excesso de alimentos frios ou crus

· Alimentos altamente processados ​​ou açucarados

· Excesso dos sabores doce, azedo ou salgado

· Um estilo de vida prejudicial (por exemplo, estresse alto, sono excessivo ou inadequado, falta de rotina, atividade física excessiva ou inadequada etc.)

· Hábitos alimentares irregulares

· Dormir ou comer antes de a comida ser digerida

· Dormir durante o dia (para algumas constituições)

· Falta de atividade física

· Emoções reprimidas ou não resolvidas

No Ayurveda, eliminar a causa de um desequilíbrio é sempre um dos primeiros passos na linha de tratamento. Embora a causa exata em seu caso possa não ser totalmente óbvia para você, um terapeuta ayurveda pode te ajudar a identificar e redirecionar quaisquer aspectos de sua vida que podem estar comprometendo a sua saúde. Enquanto isso, aqui vão algumas dicas.

Felizmente, existem várias maneiras de estimular o corpo a digerir AMA e eliminá-la do corpo. As estratégias a seguir apoiam o processo de desintoxicação fisiológica natural do corpo. Em última análise, eles aumentam a capacidade digestiva, melhoram a nutrição dos tecidos e ajudam a eliminar AMA pela urina, fezes e suor.

Ervas Terapêuticas

O suporte fitoterápico é frequentemente indicado quando o AGNI é forte o suficiente para produzir apetite, mas não forte o suficiente para digerir completamente a comida, resultando na formação de AMA. Os sabores amargo e adstringente são uma combinação poderosa porque secam e drenam AMA, enquanto o sabor picante destrói e digere. Esta é uma combinação de sabores comum em ervas e fórmulas amplamente utilizadas para digerir AMA no Ayurveda. A combinação apropriada de ervas redutoras de AMA depende do contexto de cada indivíduo e deve ser determinada por um terapeuta qualificado.


Suar

Aquecer o corpo e induzir um suor ajuda a diluir AMA, afrouxa sua aderência sobre os tecidos e ajuda a movê-la em direção ao sistema digestivo, facilitando a sua eliminação. Portanto, quer isso seja feito com um banho de vapor suave, sauna ou exercícios adequados, a transpiração pode ser extremamente útil.

Banho de sol

Embora certamente precisemos ser específicos sobre quando e por quanto tempo nossa pele fica exposta à luz solar direta, doses adequadas de luz solar aumentam a luminosidade no nosso corpo e ativam nosso AGNI. Para alguns, apenas 10 minutos de sol da manhã ou da tarde são suficientes; outros podem tolerar facilmente 40 minutos. Deve-se ter cuidado especial para não receber muito sol, e isso é especialmente importante em tipos pitta de pele clara, que toleram muito pouco a exposição ao sol.

Recebendo Prana

Prana, a energia vital, é a essência que anima cada um de nós e é estimulado pela respiração. A absorção de prana é muito útil para digerir e eliminar AMA. Existem diversas maneiras levar prana aos nossos tecidos. O método mais simples é passar algum tempo na natureza e respirar profundamente várias vezes ou fazer uma caminhada relaxante e agradável. A prática de Pranayama - seja dentro de casa ou ao ar livre (desde que não seja excessivamente vento) - é outra maneira poderosa de infundir prana no organismo.

Yoga

O yoga é igualmente benéfico porque estimula a circulação de prana por todo o corpo e aquece o corpo. Embora o estilo de yoga mais equilibrado possa variar de uma pessoa para outra, apenas 10 a 20 minutos de yoga por dia podem ser notavelmente transformadores.

Dieta

A dieta pode ser uma poderosa aliada na eliminação de AMA. Aqui estão alguns ajustes simples gerais que podem fazer uma grande diferença. Ajustes específicos são feitos a cada paciente de acordo com o desequilíbrio apresentado.

Sabores

Favorecer: picante, amargo e adstringente

Evitar: doce, azedo e salgado

Frutas

Favorecer: frutas vermelhas

Evitar: frutas doces

Vegetais

Favorecer: a grande maioria

Evitar: cogumelos, vegetais doces, vegetais acidificantes

Grãos

Favorecer: grão integrais

Evitar: grãos processados (pão, farinha branca, etc)

Leguminosas

Favorecer: feijão mung

Evitar: todos os outros

Oleaginosas & Sementes

Favorecer: semente de abobora (pequena quantidade)

Evitar: nuts

Óleos

Favorecer: pequenas quantidades de ghee, azeite, óleo de mostrada, or linhaça

Evitar: todos os outros

Derivados de leite

Favorecer: nenhum

Evitar: todos

Alimentos de origem animal

Favorecer: nenhum

Evitar: todos

Adoçantes

Favorecer: pequenas quantidades de mel (não mais que 2 colheres de sopa no dia)

Evitar: todos os outros

Bebidas

Favorecer: chás com ervas digestivas, gengibre, canela, cardamomo, feno grego, etc.

Evitar: bebidas geladas, sucos, e bebidas energéticas (café e afins)

Jejum O jejum pode ser muito útil para eliminar AMA, mas também pode ter um efeito negativo para algumas constituições e deve ser feito com cuidado e sob orientação. Os tipos Vata geralmente se dão melhor em jejuns curtos que incluem sopas líquidas. Os tipos Pitta normalmente toleram jejuns de suco, especialmente durante a primavera e o verão. Os tipos Kapha, por outro lado, geralmente se beneficiam de um breve jejum apenas com água, embora tendam a resistir a realmente fazê-lo. Em qualquer caso, beber água quente ou chás de especiarias pode ajudar a eliminar as toxinas. Todos os três doshas respondem bem a tipos de jejuns mono-dieta. Sempre faça sob orientação de um terapeuta.

Terapias de limpeza Regularmente, é necessário um programa de limpeza mais intenso para retirar AMA dos tecidos mais profundos. Alguns são curtos e simples. Outros são mais longos, mais complexos, e só devem ser feitos sob a orientação de um profissional treinado. Por exemplo, o panchakarma, é um conjunto de procedimentos (cinco) organizado com o foco de remover toxinas e o excesso de vata, pitta, kapha, dos tecidos profundos, levando-os para o sistema digestivo e, a partir daí, eliminando-os do corpo.

Cultivando um estado de espírito favorável Como a mente e o corpo são um, AMA também é gerado pelos estímulos sensoriais e emoções que não conseguimos digerir. Por isso um bom tratamento para eliminar as toxinas mentais é o sattva em nossas vida. Sattva é o princípio de luz, clareza, equilíbrio e sabedoria. Rajas é o princípio da paixão, ação e movimento. Tamas é o princípio da escuridão, inércia, peso e decadência. Cada um deles tem um lugar em nossas vidas, mas AMA compartilha qualidades com rajas e tamas, não sattva. Aqui estão algumas idéias sobre como fazer isso:

· Rajas é equilibrado com a prática da compaixão e paciência.

· Tamas é combatido praticando abnegação e generosidade.

· Sattva é encorajado por muitas das estratégias acima, prática espiritual e pelo cultivo do amor incondicional, contentamento e paz interior. Além disso, considere o impacto de simplesmente cultivar profundo respeito e apreciação por si mesmo. Banhar os tecidos com amor próprio pode melhorar a inteligência do corpo.

Como vimos, existem diversas maneiras de eliminar as toxinas (AMA) do nosso corpo. Entretanto, AMA se apresenta rotineiramente misturada com vata, pitta e kapha, e cada um dos doshas interage com AMA de uma maneira específica, ou seja, fazem com que o nosso corpo manifeste sinais e sintomas específicos a essa combinação. Sendo assim, as manifestações específicas de desequilíbrio no corpo geralmente fornecem pistas importantes sobre quais dosha(s) estão envolvidos e podem nos ajudar a identificar medidas adicionais que fornecerão um suporte mais específico para nosso tipo particular de AMA (toxinas).

Gostou desse artigo? Compartilhe, você pode ajudar muito mais pessoas a identificarem se apresentam sinais de toxinas no corpo!

Maíra Sant’ Anna

Biomédica | Terapeuta Ayurveda | Instrutora de Yoga

Comments


bottom of page