Verão: Uma estação predominantemente Kapha
- YogAR - Yoga, Ayurveda e Meditação
- 4 de jun. de 2020
- 7 min de leitura
Atualizado: 17 de jan. de 2021

É com essa imagem linda de #tbt da minha viagem à Índia de setembro de 2017 para estudar farmacologia Ayurvédica que venho falar da estação das flores para vocês!
A primavera é uma estação caracterizada pelas temperaturas mais quentes e pela umidade. É uma estação reverenciada por sua presença gentil, nutridora e traz consigo peso e o aumento da umidade do ar, por isso é comum sentir-se mais lento do que na estação anterior, o inverno.
No inverno, naturalmente devido ao ambiente frio e seco (#vata) tendemos a comer alimentos mais pesados e a praticar menos atividade física. Desta forma, há o acúmulo do #dosha #kapha ao final do inverno e esse será agravado com a chegada da Primavera.
No #ayurveda, dizemos que o aumento das temperaturas na primavera liquefaz o kapha acumulado para que possa ser eliminado do corpo. Este processo pode ser um evento revitalizante ou pode desencadear uma série de desafios relacionados a nossa saúde. Por isso, uma rotina sazonal é na verdade uma das nossas melhores ferramentas para minimizar o potencial agravante de kapha na primavera.
Com uma dieta sazonal e um estilo de vida que convida um pouco mais de leveza, nitidez, menos umidade e calor a nossas vidas, podemos apoiar nossa fisiologia em seu processo natural de renovação e revitalização primaveril.
Mas lembre-se de que o objetivo de uma rotina sazonal ayurvédica é nos alinharmos com os ritmos dinâmicos da natureza e, a mãe natureza se move de maneira fluida e orgânica e, é justamente por isso que você não deveria ter o mesmo estilo de vida, comer os mesmos alimentos durante o ano todo. Se a natureza muda, você muda!
A primavera é uma estação de transição, portanto, uma rotina primaveril não pretende ser rígida ou estática.
Seu clima local de primavera pode, a princípio, oscilar entre um clima mais frio e seco, e condições mais quentes e úmidas - o que significa que qualquer dia pode agravar kapha, vata ou ambos. Então, conforme a estação avança e o clima esquenta, você pode precisar pacificar kapha, pitta ou uma combinação dos dois.
Adaptar sua rotina de primavera no dia a dia é uma bela maneira de respeitar as variações sutis da estação.
RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA A PRIMAVERA
As informações a seguir têm o objetivo de lhe apresentar os princípios fundamentais de uma rotina primaveril e as ferramentas básicas necessárias para você começar a montar sua própria rotina. Não substitui a consulta com um Terapeuta Ayurveda.
I) ALIMENTAÇÃO
Muitas pessoas notam uma mudança natural, em seus desejos alimentares conforme o inverno dá lugar à primavera. A chegada do clima mais quente muitas vezes marca um declínio em nosso desejo por alimentos pesados. Na verdade, muitos percebem uma preferência cada vez mais insistente por pratos mais leves. Seu apetite pode diminuir e você pode começar a desejar frutas, vegetais frescos e saladas.
Esta é a maneira do seu corpo dizer que é hora de uma limpeza geral. Na verdade, a primavera é a época do ano perfeita para uma limpeza. Jejuns com sucos e monodietas são ótimos, mas devem sempre ser realizados sob orientação de um terapeuta ayurveda.
Aqui vão algumas dicas alimentares para a estação das flores:
Faça as refeições em horários regulares, evitando comer qualquer coisa fora delas.
Comer em menor quantidade, fazendo três refeições ao dia, sendo uma principal ao meio-dia. E sempre respeitando os sinais de fome e saciedade.
Se possível, abrir mão do café da manhã, ou tomá-lo após às 10h.
Dê Preferência por alimentos mais secos.
Fazer uma ou duas vezes ao mês um jejum ou monodieta (que devem sempre ser acompanhados por um Terapeuta Ayurveda).
Usar temperos picantes suaves.
Não dormir após comer e nem durante o dia.
Favoreça os sabores picante, amargo e adstringente e a ingestão de alimentos quentes e leves que são relativamente fáceis de digerir.
Dê menos ênfase aos sabores doce, azedo e salgado.
Quando for beber algo, utilize bebidas em temperatura ambiente, mornas ou quentes.
Reduza gradualmente a ingestão de alimentos pesados, oleosos ou fritos.
Use pouco óleo ou ghee ao cozinhar e, se necessário, substitua por água para evitar que grudem.
Faça o possível para minimizar a ingestão de laticínios - especialmente pela manhã - pois eles favorecem a formação de muco. Bebidas vegetais são boas escolhas (arroz e amêndoas). Se for consumir leite de vaca use o tipo A2, ferva-o primeiro, e adicione uma pitada de açafrão ou gengibre para torná-lo mais digerível.
Evite fast foods, doces, produtos de soja, nozes, quantidades excessivas de pão e alimentos congelados ou refrigerados.
Frutas
Maçãs; Damasco; Amora; Cereja; Cranberry; Frutas secas; Limão; Pêssego; Pêra; Romãs; Ameixa; Uva passas, Framboesa; Morango.
Vegetais
Alcachofra; Espargos; Pimentões; Beterraba; Brócolis; Couves de Bruxelas; Repolho; Cenoura; Couve-flor; Salsão; Acelga; Endívia; Alho; Vagem; Couve; Alho-poró; Alface; Cogumelos; Cebola; Ervilhas; Batata branca; Rabanete; Espinafre; Brotos; Nabo.
Grãos
Amaranto; Cevada; Trigo sarraceno; Milho; Painço; Aveia (seca, não cozida); Quinoa; Arroz (basmati); Centeio; Tapioca
Feijões
São bons em geral.
Os melhores: azuki, soja, lentilhas, tofu, ervilhas secas, feijões comuns.
Sementes
Semente de girassol e semente de abóbora.
Laticínios (todos em moderação)
Devem ser evitados ao máximo. Se consumir, preferir: Queijo tipo cottage; Leite de cabra; Iogurte
Origem animal (se você consumir)
Ovos; Peixe de água doce; Aves (carne branca); Coelho; Camarão; Carne de veado
Óleos (pouquíssima quantidade)
Óleo de linhaça; Ghee; Óleo de mostarda; Óleo de cártamo; Óleo de girassol
Adoçantes
Usar apenas o mel e a estévia.
Temperos
Todos os temperos são bons, especialmente os picantes. Os melhores: pimenta-do-reino e malagueta, semente de mostarda, gengibre, cúrcuma, coco, cardamomo, cominho, canela, coentro, manjericão.
II) ESTILO DE VIDA NA PRIMAVERA
- Abrace a alegria que a primavera tende a inspirar. Essa é uma época natural para socializar e iniciar (ou reacender) relacionamentos significativos - para desfrutar de nossos amigos e entes queridos (devido ao momento atual - pandemia, entenda bem a palavra socializar, segurança em primeiro lugar).
- Conforme o inverno passa, você pode gradualmente começar a se levantar mais cedo. Para a maioria das pessoas, acordar antes das 6h da manhã é o ideal.
Se possível, crie uma rotina matinal estimulante e inspiradora de autocuidado, mesmo que seja curta. Escove os dentes, raspe a língua, aplique algumas gotas de óleo de gergelim morno nas vias nasais, beba um pouco de água morna logo de manhã e medite.
- Reserve tempo para atividade física ou yoga logo pela manhã isso te ajudará a ter mais clareza e melhorar a energia nesta primavera.
- Cochilar durante o dia não é recomendado.
- Considere secar o excesso de umidade e promover uma sensação de leveza com uma boa sessão de relaxamento em uma sauna.
- Beba água o suficiente para se manter hidratado, sempre respeitando a sua sede.
- E embora o sistema nervoso ainda se beneficie de algum senso de rotina ao longo do dia - com horários regulares para trabalhar, comer, dormir e fazer exercícios - a primavera é um bom momento para escapar intencionalmente do status quo em outras ocasiões. Experimente algo novo, abrace o senso de diversão e aventura e dê ao seu lado selvagem algumas opções para expressão.
- Vista-se com cores vivas e aconchegantes, como vermelhos, amarelos e laranjas no início da primavera, enquanto o clima permanece fresco e úmido. À medida que o clima esquenta, mude gradualmente para azuis, verdes, roxos e brancos.
- Finalmente, vá dormir por volta das 22 horas.
III) ATIVIDADE FÍSICA
A atividade física é um dos pilares que sustentam a nossa saúde e deve ter espaço em nossa vida em todas as estações do ano. É essencial para o equilíbrio de #kapha em nosso corpo pois melhora a circulação, aumenta o calor e resulta em uma sensação de leveza.
É fundamental que a atividade física que você escolher lhe dê prazer e seja divertida, promova suor e inclua movimentos variados com o corpo todo.
NÃO fazer atividade física com FOME, não quer dizer em jejum, pois você pode estar em jejum, mas não estar com fome.
NÃO fazer atividade física se sentindo pesado do ponto de vista digestivo.
Pratique atividades que quando realizadas você consiga manter um fluxo respiratório confortável no seu sistema (consegue conversar e se exercitar ao mesmo tempo).
É muito importante desenvolver a habilidade de perceber a cada dia a potência em que seu corpo se encontra para realizar atividade física, ouça o seu corpo e encontre a melhor atividade física para ele naquele dia.
Não existe o conceito de pré treino no Ayurveda, pois no Ayurveda você só come quando está com fome. Portanto, se você escolher comer antes de treinar, deve ser porque está com fome e não porque aquele alimento vai te dar algum aporte nutricional para o treino.
O ideal, seria você praticar atividade física pela manhã (entre 6h e 10h), pois para o Ayurveda o seu melhor “pós treino”, que não necessariamente tem que ser em seguida ao treino, é o almoço. Pois essa é a refeição mais substanciosa e com capacidade de promover a nutrição de tecidos. Além do que, na parte da manhã seu corpo está mais forte, repleto de kapha para suportar a prática de atividade física que naturalmente #vata e #pitta. Mas, nem sempre conseguimos o ideal, então faça o melhor que dá com aquilo que é possível para você!
A primavera é uma boa época do ano para se esforçar um pouco mais fisicamente, com treinos mais longos e intensos. Mas, continue atento às necessidades da sua constituição particular.
Consulte o seu médico antes de iniciar um novo programa de atividade física.
IV) YOGA, PRANAYAMA E MEDITAÇÃO
Como kapha está presente tanto no inverno quanto na primavera, existem muitas semelhanças entre as práticas adequadas para o inverno e para a primavera, com algumas distinções importantes.
No inverno, muitas pessoas desfrutarão de uma prática de ásanas (posturas) mais expansiva e estimulante com ritmo mais rápido e maior esforço muscular. Na primavera, a ênfase está na limpeza dos pulmões e rins. É hora de manter o peito aberto, abrir espaço no coração e sustentar o ásana mais um pouquinho.
Os ásanas que devem estar presentes em sua prática são: a sequência saudação ao sol, guerreiro I, guerreiro II, guerreiro reverso, flexões para frente, flexões para trás, bem como posturas que alongam, comprimem, estimulam e limpam o plexo solar como a cobra, o arco, prancha lateral e torções. Pratique sempre sob acompanhamento profissional, principalmente se tiver alguma questão física importante.
A primavera também é uma época maravilhosa para colher os benefícios da prática de #pranayamas. Na verdade, de acordo com alguns professores, o pranayama sozinho pode livrar o corpo das impurezas. Uma dica é você praticar kapalabhati e bhastrika, eles trarão uma sensação de leveza à mente e são práticas de limpeza (kryas) - perfeitas para a primavera. Mas atente-se às contraindicações.
Sempre finalize a sua prática de ásanas com um savasana, e esse, na primavera pode ser mais curto. Então nada de “só vim para o Savasana”.
E aí, vamos praticar?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
· Doulliard, John. The 3-Season Diet. Three Rivers Press, 2000. 81-84, 109-117.
· Lad, Vasant. Ayurvedic Cooking for Self-Healing. The Ayurvedic Press, 2006. 220-238.
· Muktibodhananda, Swami. Hatha Yoga Pradipika: Light on Hatha Yoga, 3rd Edition. Yoga Publications Trust, 1998. 225 (2.37).
· Pole, Sebastian. Ayurvedic Medicine: The Principles of Traditional Practice. Churchill Livingston Elsevier, 2006. 49-51, 328-329.
· Lad, Vasant. The Complete Book of Ayurvedic Home Remedies. Three Rivers Press, 1998. 63, 69-70.
Maíra Sant' Anna
Biomédica | Msc Imunologia | Terapeuta Ayurveda | Instrutora de Yoga
Comments