Uma visão Ayurvédica da Mente!
- YogAR - Yoga, Ayurveda e Meditação
- 2 de set. de 2020
- 6 min de leitura

Entendemos por uma visão total da mente, aquela que inclui o corpo físico, de um lado e nosso Eu Superior imortal, de outro, levando em consideração todos os aspectos da nossa natureza e o modo como nos afetam a maneira de pensar, de sentir, de perceber as coisas e de estarmos conscientes.
Embora se presuma que as pessoas saibam o que significam as palavras “corpo, mente e alma”, vamos defini-las para maior entendimento. Seu corpo é a coleção de moléculas que permitem que você experimente e sinta o mundo. Inclui o equipamento sensorial que o conecta ao seu meio ambiente - audição, tato, visão, paladar, olfato e os sistemas motores que lhe permitem agir no mundo - seu aparelho vocal, mãos e pés. A cada dia, você metaboliza experiências sensoriais com a química e a eletricidade do seu sistema nervoso sempre em mutação, que, por sua vez, influenciam cada célula e órgão de seu corpo. Por meio deste processo, suas experiências tornam-se sua biologia.
Sua mente é um espaço de pensamentos, engajado em uma conversação contínua sobre o que aconteceu, o que está acontecendo e o que irá acontecer. Em resposta às suas experiências, você faz discriminações, avaliações e julgamentos, expressos por reações emocionais. Seus pensamentos, memórias, desejos e sentimentos são as várias expressões de sua mente.
Sua alma é a testemunha silenciosa de sua mente e de seu corpo. Seu corpo está mudando – basta você olhar uma fotografia sua de uma década atrás para constatar que seu corpo hoje é diferente do que era no passado. Sua mente está mudando – sua opinião sobre si mesmo e sobre o mundo é diversa agora do que era em épocas anteriores de sua vida. Subjacente a essa dimensão de mudanças encontra-se sua alma, observando silenciosamente, fornecendo a continuidade para a sua identidade. Quando sua alma observadora, sua mente que gera pensamentos e seu corpo físico estão alinhados, é mais provável que você consiga converter suas intenções em escolhas que resultem em uma vida saudável e plena.
A psicologia já faz parte da prática comum do ayurveda, que considera a doença física como consequência principalmente de regime alimentar inadequado ou exposição a agentes patogênicos e as doenças mentais, sobretudo em função de fatores internos, como o uso equivocado dos sentidos e o acúmulo de emoções negativas. Consider que tanto as doenças físicas como as psicológicas comumente se combinam, e uma coisa raramente ocorre sem a outra.
A doença física perturba as emoções e embota os sentidos e isso pode acarretar perturbações psicológicas. Os desequilíbrios psicológicos têm consequências físicas. Eles levam a certas imprudências no que diz respeito ao regime alimentar, causam tensão ao coração e aos nervos e enfraquecem o corpo físico.
Os cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra) constituem um dos principais temas do pensamento ayurvédico. Eles são uma grande analogia para toda a existência. A maior parte de nós não pensa na mente em função dos elementos; no entanto, como uma parte da Natureza, a mente também reflete os grandes elementos por meio dos quais a Natureza funciona.
A mente transcende os cinco elementos grosseiros porque, por meio dela, podemos percebê-los. Podemos observar, imaginar e contemplar todas as formas da terra, da água, do fogo, do ar e do espaço; no entanto os elementos fornecem uma chave para o modo como a mente funciona. Embora os elementos na mente sejam mais sutis do que no corpo, eles conservam os mesmos atributos e ações básicas. Podemos entender os elementos mentais por meio da analogia com os físicos.
A mente é a criação principal do elemento espaço na Natureza. Em substância, a mente semelha o espaço - é expansiva, aberta e a tudo perpassa. A exemplo do espaço, pode abarcar inúmeras formas e não se esgotar nelas. Quanto mais desenvolvida se torna a mente, maior se torna o seu espaço. Quanto menos desenvolvida é a mente, menos amplo é o seu espaço. A tristeza é apenas um espaço limitado da mente, como um pássaro numa gaiola. A sensação de felicidade é um espaço mental sem limites, como um pássaro voando livre no céu.
No que tange ao movimento, contudo, a mente é como o vento. O ar é o seu elemento secundário. Concentre-se na sua mente. Ela está sempre ocupada, coordenando o corpo e os sentidos, reunindo informações, formulando juízo, reagindo emocionalmente e pensando o tempo todo. Esse movimento progressivo ocorre por causa da ligação entre a mente e o elemento ar.
Embora o espaço e o ar sejam os principais elementos ligados à mente, os outros elementos ocupam seu lugar nela. A mente tem o elemento fogo ou a luz por meio dos quais é-lhe dado perceber as coisas, ter clareza de pensamentos. Isso confere à mente certa qualidade de iluminação e a capacidade de entendimento. De modo semelhante, a mente apresenta uma qualidade relacionada com a água, típica da afeição, da empatia e dos sentimentos em geral. Por fim ela traz em si certo peso característico da terra, da memória e do apego. A mente apresenta todos os elementos em si mesma, em conformidade com as suas diversas qualidades e ações. O aspecto mais sutil dos elementos constitui a mente em si. O espaço mental é mais sutil do que o espaço físico.
O Ayurveda fornece uma linguagem especial para a compreensão das forças fundamentais da Natureza e nos mostra como trabalhar com elas em todos os níveis. Em conformidade com o Ayurveda, a Natureza consiste em três qualidades básicas, que são as principais forças da Inteligência Cósmica, que determinam o nosso desenvolvimento espiritual. Essas forças são chamadas de gunas em sânscrito, significando “o que ata”, porque, mal compreendidas, elas podem nos escravizar ao mundo exterior.
Todos os objetos do universo consistem em várias combinações dos três gunas. Eles constituem um nível mais profundo do que o dos humores biológicos e nos ajudam a entender nossa natureza mental e espiritual, e o modo como ela funciona.
SATTVA – atuar corretamente: a inteligência - partilha e o equilíbrio. É a qualidade da inteligência, da virtude e da vontade, e cria a harmonia, o equilíbrio e a estabilidade. É leve e luminosa em sua natureza. Possui um movimento para dentro e para cima, e realiza o despertar da alma. Sattva fornece a felicidade e o contentamento de natureza duradoura. É o princípio da lucidez, da amplidão e da paz, da força do amor que une todas as coisas. Neste estado é que acontecem os saltos quânticos evolutivos.
Atitudes correspondentes: Não violência, verdade, beleza, justiça, verdade, criatividade, continência, desapego, contentamento, servir, simplicidade e fé.
RAJAS – hiperatividade: a energia - causa o desequilíbrio. É a qualidade da mudança, da atividade e da agitação. Acrescenta um desequilíbrio que perturba o equilíbrio existente. Rajas é motivado em sua ação, e sempre busca uma meta ou um fim que lhe dá poder. Apresenta um movimento para fora que pode causar a ação egoísta que leva à fragmentação e a desintegração. A um curto prazo Rajas estimula e proporciona prazer, porém, devido à sua natureza desequilibrada, rapidamente resulta em dor e sofrimento. É a força da emoção que causa o sofrimento e o conflito. Se bem utilizada tem a qualidade de combinar ideias criativas e construir, materializar idéias em ação.
Atitudes correspondentes: “eu faço”, “eu desfruto”, “eu falo”, “eu sei”.
TAMAS – embotamento: a substância - cria a inércia. É a qualidade da inércia, da escuridão e do embotamento; está presente em todo e qualquer condicionamento. É pesada, obscura ou difícil em sua ação. Funciona como a força da gravidade que retarda as coisas e as prende em formas específicas e limitadas. Tamas apresenta um movimento para baixo, sendo a causa da decadência e da desintegração. Tamas traz à tona a ignorância e a ilusão, favorecendo a insensibilidade, o sono e a perda de consciência. Trata-se do princípio da materialidade ou inconsciência que acaba por velar a consciência.
Atitudes correspondentes: sono, desejo, preguiça, ilusão. As crianças iniciam o seu viver em tamas, movidas pela força do condicionamento e em seguida, caminham para atividades mais criativas.
O ayurveda visa deslocar a mente de Tamas para Rajas e, num estágio posterior, para Sattva. Isso significa passar de uma vida de ignorância, voltada para o corpo (Tamas) para uma vida de vitalidade e de autoexpressão (Rajas) e, por fim, para uma existência de paz e de iluminação (Sattva).
No arquivo abaixo está um questionário que te ajudará a identificar de forma geral o tipo de energia sutil que está predominante na sua mente nesse momento, sendo apenas uma introdução sólida e não substitui uma consulta com um Terapeuta Ayurveda. A consulta é essencial para a recomendação de um programa terapêutico personalizado para ajustar quaisquer desequilíbrios que precisem ser resolvidos.
Fonte: Texto retirado da apostila do Curso de Formação em Terapeuta Ayurveda do Instituto Naradeva Shala e sua autoria pertence a extraordinária professora e psicóloga Luiza Lage.
Maíra Sant’ Anna
Biomédica | Terapeuta Ayurveda | Instrutora de Yoga
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